top of page

Dobradinha da Shaft em Sepang pela Formula da Green Flag.

 

Equipe Shaft grand Prix garantiu, nesta última sexta feira, 09/08/013, uma dobradinha histórica na categoria Fórmula do GreenFlag Av. Os pilotos Felipe Wiclef e Filipe Campos garantiram os lugares mais altos do pódio, em uma corrida conturbada e repleta de incidentes.

 

Felipe Wiclef, vencedor da prova, largou na 6º posição, por conta de uma punição na última corrida, resultando na perda de cinco posições no grid. Já Filipe Campos, largou em 3º. O piloto Alan Maestro, também da Shaft, largou em último por conta de punições referentes à última corrida.

 

Após o início da prova, todos os pilotos da Shaft procuraram imprimir ritmo forte no primeiro stint por conta da estratégia diferenciada, utilizando primeiramente os compostos mais duros, estratégia que foi decisiva para o resultado positivo da dupla.

 

O vencedor, Felipe Wiclef, comentou um pouco sobre a estratégia que lhe deu a vitória:

“Eu não estava confiante em uma vitória, na verdade, esta possibilidade nem passava pela minha cabeça. Só pensei em poder completar a corrida sem incidentes e pôr a minha estratégia pra funcionar. Infelizmente, logo no início ocorreu um incidente, mesmo que a minha intenção não fosse causa-lo, e com isto perdi um pouco do contato com os líderes. Fui tentando manter proximidade com o Filipe (então na primeira posição) que estava à minha frente, evitando cometer erros, e consegui. Fui com uma estratégia de ser mais lento no primeiro stint, com pneus duros, assim como o meu companheiro de equipe, enquanto o líder até então, estava com os pneus mais macios e consequentemente mais rápidos. Após os pitstops, voltei atrás do Filipe, na 3º posição, coloquei pneus mais macios e assim apertei mais o ritmo para me aproximar dos que estavam à minha frente, até que o Filipe Campos, com problemas no carro, derrapou na antepenúltima curva e assumi o segundo lugar. Com o primeiro colocado parando mais de uma vez nos pits, assumi a liderança até o final e a mantive”.

 

O segundo lugar, Filipe Campos, analisou a corrida e comentou sobre os problemas que teve na metade da prova:

“Foi uma boa corrida, estava mais preocupado com o consumo dos pneus, que realmente era alto. Logo depois da minha parada tentei forçar para alcançar o primeiro, mas os pneus estavam desgastando muito. Foi quando procurei me concentrar em poupar para finalizar bem a corrida. Mas acabei tendo um problema com o câmbio que me fez perder o controle do carro perdi muito tempo. O importante é que somei pontos importantes tanto para mim quanto para a equipe”.

 

Alan Maestro lamentou o incidente que o impediu de brigar pelo pódio:

“É difícil comentar uma corrida na qual você é inevitavelmente vitimado por conta de acidentes de outros competidores. Na curva de entrada da reta dos boxes um acidente fez com que um piloto atravessasse a pista, não dando tempo para que eu desviasse. Uma pena, pois já estava, naquele momento, à frente do vencedor da prova, e certamente a Shaft teria um pódio triplo. Meu ritmo era muito forte, os treinos foram intensos para poder tirar o máximo do carro, mas o acidente no qual me envolveram acabou levando água abaixo minhas esperanças de somar mais pontos para a equipe, me restando apenas a oitava colocação”.

 

A categoria Fórmula do GreenFlag tem, após a quarta etapa, Filipe Campos na primeira colocação com 51 pontos, que afirmou: “Estamos na briga”. Um ponto atrás, com 50, está Felipe Wiclef, que garantiu: “estou em segundo lugar na classificação geral e vou brigar pelo título, claro que, de forma limpa”. Alan Maestro, que está em 6º lugar, com 29 pontos, declarou: “apesar de estar atrás na tabela, vou me esforçar ao máximo para terminar as últimas três etapas somando o maior número possível de pontos para a equipe. Vou atrás de minha primeira vitória pela Shaft”.

 

A próxima etapa ocorre na próxima sexta feira (23/08), no circuito de Hockenheim, na Alemanha.

bottom of page